E aí galerinha, só alegria? Pra estrear a sessão "Bateristas Notáveis" escolhi o grande Bernard Rich, ou como ele é conhecido, Buddy Rich.
Buddy Rich nasceu no Brooklyn, Nova York (EUA), em 30 de setembro de 1917. Começou a dar suas primeiras batucadas já aos 18 meses de idade, e aos 4 anos já se apresentava na Broadway. Buddy é sempre lembrado como um baterista de jazz, estilo que ele se iniciou em 1937, quando se juntou a Joe Marsala em suas apresentações no New York's Hickory House, o que o levou a tocar com lendas do jazz como Louis Armstrong, Gene Krupa e muitos outros. Um fato curioso é que sua carreira sofreu uma breve interrupção nos anos 40 porque ele serviu na Segunda Guerra Mundial, mas foi rapidamente retomada após sua volta.
Sua popularidade era gigantesca. Recebia convites para participar de programas de entrevistas, tocava para reis e presidentes e até atuava em filmes de Hollywood. Recebeu inúmeros prêmios e honras durante sua carreira, como 3 indicações ao grammy, um lugar no hall da fama das revistas Modern Drummer e Downbeat e até um título de honorário de doutor em música da faculdade de música de Berkley.
No dia 2 de abril de 1987 Buddy Rich morre aos 69 anos devido a uma parada cardíaca causada por um tumor malígno no cérebro.
Devido a sua incrível velocidade e notável independência, Buddy é considerado por muitos como o melhor baterista de todos os tempos. Embora eu reconheça que ele foi, sem dúvida, um baterista excepcional (inclusive diz a lenda que Buddy nunca estudava seu instrumentos, tocando apenas em suas apresentações) e muito importante para a história do intrumento, eu discordo da opinião de que ele foi o melhor baterista de todos os tempos. Ao tocar com outros músicos, como com sua Big Band, ele sempre executava uma grande performance, porém seus solos possuiam pouca musicalidade, sendo até chatos. Além disso ele focava muito na caixa, distribuindo pouco entre tons, surdo e bumbo, o que fazia com que seus solos parecessem coisa de banda marcial. Confira uma de suas performances no vídeo abaixo.
Então é isso aí! Se você é um fã do Buddy Rich e acha que eu falei bobeira, que os solos dele são legais pra caramba, então manda um comentário e mostra que eu estou errado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário